segunda-feira, 16 de junho de 2014

HORA DO CONTO NA BIBLIOTECA


 PROJETO DO PRÉ AO 5º ANO PARA O ANO LETIVO DE 2014 COM A PARTICIPAÇÃO DA HORA DO CONTO 

Atividade realizada pela bibiliotecária Lili Balmer e professoras do Pré ao 4º ano

1º trimestre e 2º trimestre
 Clássicos infantis:
  Ø  Chapeuzinho vermelho;
  Ø  Os três porquinhos (tem livro na escola);
  Ø  Cachinhos dourados;

  Ø  Branca de neve e os sete anões (tem livro na escola).
 JUSTIFICATIVA:
          Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula  e fora dela, que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
          Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças. É ouvindo e lendo contos que os (as) educandos (as) vão desde cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso. E é esse conhecimento que lhes possibilita compreender outras narrativas, recontá-las e reescrevê-las.
          Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever. 



OBJETIVOS:
 Ø   Resgatar o momento de ouvir histórias;
 Ø  Despertar o gosto e interesse pela leitura;
 Ø  Resgatar a autoestima dos alunos através de historias,parábolas e mensagens trazidas pelas mesmas;
Ø  Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;


 Ø  Oportunizar aos alunos momentos de expor suas ideias, suas preferências e seus valores
 Ø  Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
 Ø  Ampliar o repertório textual;
 Ø  Estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;
 Ø  Confeccionar  (releitura) do livro coletivo da turma.
CULMINÂNCIA: Finalizar o trimestre com apresentação, do conto infantil, 
em forma de teatro (fantoche,personagens caracterizados, móbiles).

 3º trimestre

Se a poesia pode desenvolver a personalidade, formar o gosto e a sensibilidade, possibilitar á criança o falar e o conhecimento do próprio “eu”, ela auxilia a compreensão da comunicação do irracional e do incomunicável, funcionando como um “antídoto” em uma civilização urbana e técnica. (Zilbermann, 1982, pg.69)





No detalhe Lili juntamente com os alunos do 5º ano da professora Ivanir

SUGESTÕES DE ALGUMAS ATIVIDADES:
* Produzir poemas de diferentes temas.
* Leitura de poesias em momentos distintos, pelos alunos, professor e bibliotecária.
* Apresentação de poesias a outras turmas.
* Construção do baú da poesia.  Eles irão ler as poesias com a família e fazer a escrita de uma nova poesia, como registro da visita.
* Recital de poesia na turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado pelo administrador deste Blog.