Atividade realizada pela bibiliotecária Lili Balmer e professoras do Pré ao 4º ano
1º trimestre e 2º trimestre
Clássicos
infantis:
Ø Chapeuzinho
vermelho;
Ø Os três
porquinhos (tem livro na escola);
Ø Cachinhos
dourados;
Ø Branca de neve e
os sete anões (tem livro na escola).
Ouvir e ler
histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e
surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na
relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o
leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação,
sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as
histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula e fora dela, que a criança tem a
possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o
entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio
conhecimento.
Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças. É ouvindo e lendo contos que os (as) educandos (as) vão desde cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso. E é esse conhecimento que lhes possibilita compreender outras narrativas, recontá-las e reescrevê-las.
Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever.
Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças. É ouvindo e lendo contos que os (as) educandos (as) vão desde cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso. E é esse conhecimento que lhes possibilita compreender outras narrativas, recontá-las e reescrevê-las.
Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever.
OBJETIVOS:
Ø Resgatar o momento de ouvir histórias;
Ø Despertar o gosto e interesse pela leitura;
Ø Resgatar a autoestima dos alunos através de historias,parábolas e mensagens trazidas pelas mesmas;
Ø Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;
Ø Oportunizar aos
alunos momentos de expor suas ideias, suas preferências e seus valores
Ø Produzir
textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
Ø Ampliar
o repertório textual;
Ø Estabelecer
relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;
Ø Confeccionar (releitura) do livro coletivo da turma.
CULMINÂNCIA: Finalizar o trimestre com apresentação, do conto infantil,
em forma de teatro (fantoche,personagens caracterizados, móbiles).
|
3º trimestre
Se a poesia pode desenvolver a personalidade, formar o gosto e a sensibilidade, possibilitar á criança o falar e o conhecimento do próprio “eu”, ela auxilia a compreensão da comunicação do irracional e do incomunicável, funcionando como um “antídoto” em uma civilização urbana e técnica. (Zilbermann, 1982, pg.69)
No detalhe Lili juntamente com os alunos do 5º ano da professora Ivanir |
SUGESTÕES
DE ALGUMAS ATIVIDADES:
* Produzir poemas de diferentes temas.
* Leitura de poesias em momentos
distintos, pelos alunos, professor e bibliotecária.
* Apresentação de poesias a outras
turmas.
* Construção do baú da poesia. Eles irão ler as poesias com a
família e fazer a escrita de uma nova poesia, como registro da visita.
* Recital de poesia na turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será moderado pelo administrador deste Blog.