segunda-feira, 30 de junho de 2014

HORTA ESCOLAR

As funcionárias Gislaine Santana e Nelsi dos Santos sentindo-se orgulhosas das verduras produzidas na horta da escola, fruto do trabalho compartilhado com os alunos das turmas das séries finais.

Gislaine e Nelsi orgulhosas das verduras produzidas na horta da escola


EX DIRETORA SIRLEI VISITA A ESCOLA

Na tarde do dia trinta de junho, recebemos a ex diretora da Escola, professora Sirlei Scarton Padilha, que aproveitou a oportunidade para realizar visita às salas de aulas e conversar com os alunos para relembrar bons momentos vividos na Instituição tendo em vista que atualmente está aposentada. Foi um momento muito agradável, onde Sirlei aproveitou também para matar as saudades das colegas.

Coordenadora Lidia El Ali, a Gestora Floraci da Silva e a ex diretora Sirlei Padilha

sexta-feira, 27 de junho de 2014

REUNIÃO EQUIPE DIRETIVA E PROFESSORES DO PRÉ AO 5° ANO

 QUAL A ESCOLA QUE QUEREMOS?
Após a saída dos alunos do turno da tarde, foi realizada uma reunião com os professores do Pré ao 5º ano em exercício na Escola coordenada pela Diretora Floraci Rosa da Silva juntamente com a Responsável pelo Setor Pedagógico, Lidia El Ali.

Inicialmente, foi proposta a mensagem A Flor Vermelha com o Caule Verde  para a reflexão e logo em seguida, todos tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião.




Foram repassados avisos de interesse geral e explicado como se dará a Formação Continuada no mês de julho, na qual todos deverão participar.

Floraci (Diretora), Lidia (Pedagógico), Ivanir (3º/5º), Márcia (1º), Sabrina (2º), Mariza (4º) e Neiva (Pré)


Pela diretora foi solicitado que todos prestem atenção ao prazo para o trabalho acerca dos projetos em andamento e especialmente sobre a contextualização em tudo o que for trabalhado, além dos cuidados indispensáveis para a manutenção da ordem e higiene nas salas de aula.

A Coordenadora Lidia transmitiu às colegas sua experiência como expectadora do II Seminário Internacional de Educação que aconteceu de 02 a 04 de junho em Porto Alegre, especialmente no que diz respeito às "Boas Práticas" apresentadas pelas representantes de outras Instituições localizadas pelo estado afora.

A culminância do encontro se deu de maneira descontraída onde foi solicitado que todas as educadoras anotassem, sem necessidade de identificação,  respostas ao questionamento: “Qual a escola que queremos”? A seguir, as respostas que serão retomadas nos próximos encontros:

"Uma escola aberta, dialogada, comprometida, emancipadora, onde os valores estruturais de cidadania e conhecimentos sejam desenvolvidos. A cooperação, liberdade, espontaneidade, sinceridade, sejam as bases para o êxito de nossas atividades. Sugiro mais reuniões pedagógicas."

"Quero uma escola onde possamos expressar nossas necessidades, ter clareza nas ideias e que estas sejam transparentes. Relações de amizade e confiança, com um trabalho em conjunto. Um tempo maior para trocarmos ideias e realizar planejamento coletivo."

"É uma escola de diálogo, de comprometimento com o projeto maior, que é oferecer à sociedade pessoas mais humanas, dentro de uma formação que privilegie  valores humanos. Onde haja a conscientização do valor de cada um e o impacto de suas atitudes no meio onde vive."

"Queremos uma escola bonita, organizada... Onde a escola seja libertadora com funcionários e alunos. No qual o aluno deve demonstrar o ser cidadão e nós devemos fazer com que ele haja como um cidadão. Onde possamos demonstrar as nossas ideias e compartilhar as coisas boas com as colegas."

"A escola que queremos é aquela que abre caminho: justa, libertadora, para que os futuros cidadãos sejam verdadeiros e autônomos, idealistas de suas atitudes na sociedade em que está inserido."

FORMAÇÃO DO 4º E 5º ANOS

PROFESSORA DO 4º ANO PARTICIPA DE FORMAÇÃO

                                                                                                                                                                                  CRÉDITO FOTO: 36ª CRE
A professora Mariza com a bandeira do Brasil contextualizada com a Copa
Na tarde de 26/06/2014, Mariza Hammarstrom, titular do 4º ano, participou de um encontro de formação para professores que atuam com as turmas de 4ª e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas de abrangência da 36ª CRE, ministrada pela professora Isabel Koltermann Battisti, que abordou o tema “Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Algumas possibilidades”.
É a ESCOLA ALICE COUTO incentivando a qualificação de seu quadro docente!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR


A Diretora Floraci Rosa da Silva e a Presidente do Conselho Escolar Nelsi de Sá dos Santos, convocaram reunião extraordinária para deliberar sobre o empréstimo do prédio da Escola para integrantes de grupos de danças participantes do ENART (Encontro de Arte e Tradição) que será realizado nos próximos dias 29, 30 e 31 de agosto. 
Karin, Nelsi, Neiva, Leonice, Elaine, Lili, Gislaine, Rosenara, Claudia e Floraci





Considerando que as instalações solicitadas localizam-se no prédio onde funciona toda a estrutura administrativa (direção, sala de professores, biblioteca e sala de informática), os integrantes do Conselho decidiram por unanimidade negar a solicitação por motivos de segurança, tendo em vista que o patrimônio público ficaria sob a responsabilidade de terceiros, estranhos à Comunidade Escolar.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA

ESTE GRUPO É 10!


Floraci: Direção
Marlei: Vice-direção
Lidia: Coordenação Pedagógica
Marcia: 1º ano e Matemática
Neiva: Educação Infantil - Pré B
Ivanir: 3º e 5º anos

Neiva: Português, Inglês, E. Religioso


Marzane: Artes
Aline: Alimentação
Gelsi: Historia e Geografia
Mariza: 4º ano
Deise: Ciências

Celço: Xadrez e Informática
Lili: Biblioteca
Nelsi: Infraestrutura
Gislaine: Alimentação
Claudia: Infraestrutura
Karin: Infraestrutura

PROJETO COPA 2014


JUSTIFICATIVA
O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as frequentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício a debates em classe , jogos externos e outros,  a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico)  em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional   história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.

ABERTURA
No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento. Em um período determinado anteriormente a escola estará  realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo:
1. Projeto Copa do Mundo 2014 envolvendo todos os componentes curriculares
2. Hino Nacional Brasileiro
3. Distribuição de Bandeirinhas
4. Eleição da melhor coreografia da música 
5. Slide curiosidades da Copa.



Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;    
* Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
* Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
* Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
* Conhecer as contradições de nosso país.

Pais presentes às comemorações da Copa 2014






NOSSO PROJETO TERÁ SUA CULMINÂNCIA EM ESPAÇO ABERTO UM DIA APÓS A FINAL DA COPA. 


DIRETORA DÁ CONHECIMENTO SOBRE LEGISLAÇÃO ELEITORAL



A diretora Floraci e sua equipe dando conhecimento aos professores 
e funcionários acerca da legislação eleitoral
Na manhã do dia 18 de junho a diretora Floraci juntamente com a vice-diretora Marlei e a coordenadora Lidia, fizeram a leitura  da Ordem de Serviço do Governador do RS nº 005/2014 e do OF. CIRC. GAB/ SEDUC/N 05/2014.











Ambos os documentos dão conta das proibições relativas aos órgãos e agente públicos durante o período eleitoral. Todos assinaram ata de ciência das informações repassadas.

terça-feira, 17 de junho de 2014

REUNIÃO SOBRE CHAMADA PÚBLICA




A diretora Floraci Rosa da Silva participou de reunião que definiu novas regras para a aquisição dos alimentos da agricultura familiar através do procedimento de Chamada Pública na tarde do dia 16 de junho.

Segundo a gestora, a partir desta data, as escolas encaminharão relação com a quantidade de produtos que necessitam de acordo com o número de alunos que atendem e a 36ª CRE centralizará todo o processo. 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

HORA DO CONTO NA BIBLIOTECA


 PROJETO DO PRÉ AO 5º ANO PARA O ANO LETIVO DE 2014 COM A PARTICIPAÇÃO DA HORA DO CONTO 

Atividade realizada pela bibiliotecária Lili Balmer e professoras do Pré ao 4º ano

1º trimestre e 2º trimestre
 Clássicos infantis:
  Ø  Chapeuzinho vermelho;
  Ø  Os três porquinhos (tem livro na escola);
  Ø  Cachinhos dourados;

  Ø  Branca de neve e os sete anões (tem livro na escola).
 JUSTIFICATIVA:
          Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula  e fora dela, que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
          Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças. É ouvindo e lendo contos que os (as) educandos (as) vão desde cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso. E é esse conhecimento que lhes possibilita compreender outras narrativas, recontá-las e reescrevê-las.
          Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever. 



OBJETIVOS:
 Ø   Resgatar o momento de ouvir histórias;
 Ø  Despertar o gosto e interesse pela leitura;
 Ø  Resgatar a autoestima dos alunos através de historias,parábolas e mensagens trazidas pelas mesmas;
Ø  Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;


 Ø  Oportunizar aos alunos momentos de expor suas ideias, suas preferências e seus valores
 Ø  Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
 Ø  Ampliar o repertório textual;
 Ø  Estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;
 Ø  Confeccionar  (releitura) do livro coletivo da turma.
CULMINÂNCIA: Finalizar o trimestre com apresentação, do conto infantil, 
em forma de teatro (fantoche,personagens caracterizados, móbiles).

 3º trimestre

Se a poesia pode desenvolver a personalidade, formar o gosto e a sensibilidade, possibilitar á criança o falar e o conhecimento do próprio “eu”, ela auxilia a compreensão da comunicação do irracional e do incomunicável, funcionando como um “antídoto” em uma civilização urbana e técnica. (Zilbermann, 1982, pg.69)





No detalhe Lili juntamente com os alunos do 5º ano da professora Ivanir

SUGESTÕES DE ALGUMAS ATIVIDADES:
* Produzir poemas de diferentes temas.
* Leitura de poesias em momentos distintos, pelos alunos, professor e bibliotecária.
* Apresentação de poesias a outras turmas.
* Construção do baú da poesia.  Eles irão ler as poesias com a família e fazer a escrita de uma nova poesia, como registro da visita.
* Recital de poesia na turma.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO

A Escola totalmente conectada com a Copa 2014 no Brasil




Numa iniciativa da diretora Floraci Rosa da Silva em parceria com a professora de educação física, Rosenara Guimarães, foram realizadas várias atividades esportivas durante a manhã do dia 12 de junho.
O evento contou também com a participação dos professores da escola
que jogaram: futebol, voleibol, pingue-pongue, xadrez, dama e trilha.

Professoras Marcia e Deise prestigiando o pingue-pongue.




Professora Neiva responsável pelos registros nas partidas de futebol. 
No detalhe juntamente com o aluno Rafael Bardo.


Alguns preferiam se divertir nos jogos de mesa: xadrez, dama e trilha.








HISTORIA EM QUADRINHOS








A professora Neiva Maria Gottschefsky realizou um importante trabalho nas turmas de 6º e 7º anos. 






Os alunos foram motivados a reconhecer a relevância da água, através da criação de historias em quadrinhos durante as aulas.




Como culminância do trabalho, a professora Neiva organizou um livro com o trabalho de todos que ficou fazendo parte do acervo da Escola.